Compatilhar

DataViz: Como e por que adotar ferramentas de visualização de dados na rotina de vendas

01 de março de 2021

DataViz: Como e por que adotar ferramentas de visualização de dados na rotina de vendas
Insight Sales

Redator

"Data Viz" ou Visualização de Dados são as representações visuais dos dados coletados, seja da equipe de vendas, do time de Sales Ops ou de qualquer outro setor da empresa. O objetivo é construir uma ponte de comunicação entre os envolvidos para que os insights e tomadas de decisões sejam compreendidos por todos muito mais facilmente.

A verdade é que as pessoas são criaturas visuais. Claro que alguns de nós podemos ser aprendizes auditivos ou mais cinestésicos, porém a maioria das pessoas aprende melhor com a ajuda de elementos imagéticos. Pesquisas mostram que o cérebro humano consegue processar imagens 60.000 vezes mais rápido do que textos e 90% da informação processada por nosso cérebro é visual. Precisamos da visualização de dados porque o cérebro humano não está bem equipado para entender tantas informações cruas e desorganizadas e transformá-las em algo utilizável e compreensível. Com isso em mente, fica claro de que precisamos de gráficos e tabelas para comunicar as descobertas de dados e, com isso, identificarmos padrões e tendências, obtendo assim melhores insights para tomarmos decisões mais assertivas e com mais rapidez.

Os times de dados passam grande parte dos seus dias de trabalho limpando e organizando informações para, no fim, extraírem valiosos insights de negócios. Para esses profissionais, os números devem falar por si mesmos, portanto, a visualização dos dados em dashboards costuma ser uma reflexão posterior na rotina dos mesmos. No entanto, a importância da visualização desses dados em um dashboard final é parte essencial no momento de apresentar as ações necessárias para a melhoria dos resultados.

Quando os tomadores de decisão não conseguem compreender totalmente as conclusões das equipes de dados, é menos provável que implementem as mudanças que esses insights apontam. Quando o time de sales ops, por exemplo, apresenta descobertas que diferem da intuição dos gestores e CEOs, a maioria desses executivos acabam pedindo ainda mais dados ao invés de confiarem nos números e ações apresentados, e isso pode atrasar a evolução da equipe como um todo.

A melhor solução nesse caso então é mostrar esses números, informações e dados em forma de gráficos, ou seja, com uma melhor visualização desses dados em painéis, criando um contexto mais explanatório e minimizando ruídos de comunicação durante esse processo. E é com esse objetivo que adotamos os Dashboard de visualização de dados!

O que é um Dashboard de visualização de dados?

visualização de dados

Um dashboard de visualização de dados é uma ferramenta de gerenciamento de informações que rastreia, analisa e exibe visualmente indicadores-chave de desempenho (KPIs), métricas e pontos-chave de dados garantindo um melhor monitoramento da saúde de um negócio, departamento ou processo específico. Esses dashboards podem ser personalizáveis para atender às necessidades específicas de um departamento ou de uma empresa, assim como podem já apresentar todos os dados importantes desse setor apenas como uma simples integração, como é feito na plataforma da Insight Sales, que já possui em seu painel os números mais importantes que uma equipe de vendas precisa acompanhar em seu dia a dia.

Insight Sales

Em resumo, um painel se conecta aos seus arquivos, anexos, serviços e APIs, mas na superfície exibe todos esses dados em forma de tabelas, gráficos de linhas, gráficos de barras e medidores. Uma ferramenta com esse propósito é a maneira mais eficiente de rastrear várias fontes de dados porque fornece uma localização central para as empresas monitorarem e analisarem o seu desempenho. O monitoramento em tempo real reduz as horas de análise e a longa linha de comunicação que antes desafiava os responsáveis por essas tarefas nas empresas.

Além disso, essas ferramentas permitem que todos os envolvidos entendam mais rapidamente as análises importantes para seus negócios, departamentos ou projetos. Mesmo para usuários não técnicos, esses painéis incentivam o processo analítico, evoluindo uma cultura de dados mais saudável internamente. Esses dashboards de visualização de dados também fornecem uma visão objetiva das métricas de desempenho e servem como uma base eficaz para um diálogo entre os colaboradores.

Por que adotar ferramentas de visualização de dados?

Conforme já mencionamos, as ferramentas de visualização mostram os dados necessários para entender, monitorar e melhorar seus negócios por meio de representações visuais. Vamos detalhar em 4 razões o porque a sua empresa deve adotar hoje mesmo uma ferramenta de Data Viz:

1. Facilidade de leitura

Mesmo dados numéricos complexos podem ser visualmente informativos. Ao utilizar símbolos intuitivos, como por exemplo uma seta vermelha voltada para baixo para indicar uma queda na receita ou um triângulo verde voltado para cima para indicar um aumento de oportunidades, qualquer envolvido já será capaz de entender o cenário que está sendo apresentado.

Ferramenta de visualização de dados

Insight Sales

Mudanças em qualquer aspecto de um negócio, seja em marketing, vendas, suporte ou finanças, têm grande impacto na empresa como um todo. Porém, há anos profissionais monitoram seus negócios sem a ajuda de dashboards, o que dificulta que os usuários possam se aprofundar no panorama geral e correlacionar esses impactos com os KPIs e métricas específicas, e com isso entender verdadeiramente o que funciona e o que não funciona.

Sem uma forma imagética de apresentar esses números, fica difícil engajar a sua equipe nas ações que deverão ser tomadas a partir dos insights colhidos. A boa notícia é que esse não precisa mais ser o cenário da sua empresa!

2. Centralização de informações

A maioria das empresas usa vários serviços para rastrear KPIs e métricas, o que consome tempo e recursos para monitorá-los e analisá-los adequadamente. Os painéis usam dados brutos dessas fontes, planilhas e bancos de dados para criar tabelas, gráficos de linhas, gráficos de barras e medidores em um dashboard central que os usuários podem ver e compreender imediatamente as principais informações que buscam. Os painéis das ferramentas de visualização de dados também simplificam os relatórios de fim de mês (ou de semana, ou mesmo diário), permitindo que os usuários comuniquem esses resultados a qualquer momento, sem horas de preparação e análise.

Estejam esses dados armazenados em diferentes ferramentas, uma plataforma de visualização de dados extrai essas informações de diferentes fontes e permite que você monitore todos esses dados em um local central, se o usuário assim o escolher.

Um painel de visualização de dados também mantém todos os membros de uma empresa na mesma página. Os usuários podem compartilhar esses dashboards em tempo real, e, periodicamente, conversar entre si, enriquecendo assim a comunicação interna.

3. Melhores tomadas de decisões empresariais

data visualization

Ao manter os dados importantes sempre "em mãos", os objetivos e as decisões do dia a dia agora poderão ser baseados em fatos, não em palpites. Não apenas isso, mas tendo as informações à vista o tempo todo, você pode determinar facilmente as prioridades de seu trabalho, organizando melhor a sua rotina.

As ferramentas de visualização de dados vão além de uma forma de exibição de gráficos. Eles são um resumo de alto nível do seu negócio que permitem que você identifique facilmente tendências, problemas e oportunidades não mais por feeling, mas a partir de informações consistentes.

4. Colaboração entre os setores

Encontrar correlações entre diferentes conjuntos de dados pode ser uma tarefa quase impossível sem o auxílio de uma ferramenta de visualização de dados.

Adotando esses dashboards é possível trazer os dados de um negócio para a nuvem, tornando as principais métricas e KPIs acessíveis pelo desktop, celular e tablet, facilitando a colaboração entre as equipes e incentivando a comunicação dentro e entre os departamentos.

Eles fornecem uma série de benefícios de negócios ao garantir que as pessoas certas vejam as informações certas e em tempo real, chegando a conclusões importantes para o cenário global da empresa.

Ferramentas de visualização de dados em Vendas

Visualização de dados em Vendas

Para manter sua equipe de vendas no topo do jogo, você precisa cultivar uma cultura baseada em dados, compartilhando os indicadores de desempenho e métricas de negócios corretos com a sua equipe.

Para gestores, um painel de visualização de dados permite que ele rastreie, monitore e gerencie as métricas mais importantes do negócio sem precisar microgerenciar o processo.

Muitas vezes, pode ser mais complexo para um gerente de vendas explicar para um vendedor, por exemplo, como e onde exatamente ele possa estar performando mal. Para obter essas informações de alto nível da área de vendas, geralmente elas se encontram na forma de relatórios de CRMs muitas vezes muito robustos e complexos ou em planilhas longas e confusas. A maioria desses relatórios são demorados de serem produzidos e pouco otimizados para que os executivos de vendas os entendam em suas atribuladas rotinas.

Quando você traz a visualização de dados para essa equação, a comunicação do gestor se torna muito mais clara e precisa, enquanto o vendedor pode agora olhar mais facilmente para seus gargalos, e, com isso, encontrar as melhores maneiras de melhorar sua performance.

Use essas dicas como um guia e você verá os dados sob uma luz totalmente nova, garantindo um impacto positivo em seus resultados financeiros por meio do reconhecimento de padrões, comunicação clara e análise de informações essenciais.

Com a Insight Sales você já tem todas as informações importantes para seu comercial em um dashboard de visualização de dados simples, intuitivo e em tempo real, garantindo mais eficiência para você e para a sua empresa.

Compatilhar
distribuído por

Guia Gratuito Indicadores Comerciais

Baixe agora