Compatilhar

O que são ferramentas de ETL e quais as vantagens de adotar em sua empresa?

22 de março de 2021

O que são ferramentas de ETL e quais as vantagens de adotar em sua empresa?
Insight Sales

Redator

O mundo dos dados está quase irreconhecível, mesmo se compararmos há apenas cinco anos atrás. A maioria das organizações hoje entendem o valor de armazenar e gerenciar seus dados para otimizar seu desempenho e permanecer competitivas em seu espaço de mercado e todos nós reconhecemos que melhores informações levam a melhores decisões.

Uma solução de dados eficaz, juntamente com uma boa cultura de dados é o que torna isso possível. A maioria das empresas não tem escassez de dados, mas organizar esses dados para fácil acesso e novos insights é um desafio que requer mais do que apenas armazenamento de dados, é preciso acesso e organização, afinal, ter os dados mais importantes do seu negócio organizados e "em mãos" é fundamental.

Atualmente nas empresas, esses dados provêm de muitos lugares e ferramentas diferentes. A maioria utiliza vários aplicativos separadamente para armazenar e analizar diferentes informações, e de diversos setores, tornando a análise desses números uma rotina maçante e por isso, muitas vezes, abandonada.

Essa variedade de softwares que as empresas contratam podem incluir: banco de dados, CRMs, ferramenta de automação de marketing, Omnichannel, e muito mais. Enquanto a sua empresa está ativamente aumentando sua lista de aplicativos e ferramentas, é essencial começar a utilizar os dados que existem dentro desses sistemas de uma forma mais útil. Porém, consolidar todos esses dados em percepções e ações se tornou um verdadeiro desafio. (Lembre-se de que os dados só são úteis quando são utilizados no dia a dia.)

Como resolvemos esse novo cenário? Simples: consolidando todos esses dados em um único lugar fácil e acessível - as ferramentas de ETL.

Elas possuem o papel de executarem um projeto de integração entre essas diversas fontes, preparando assim os dados de forma que auxiliem na tomada de decisões e que garanta a todos os envolvidos uma visão mais global do seu negócio (finalidade essa que por si só já demonstra a importância do tema em questão).

Mas o que afinal são as ferramentas de ETL? Acompanhe!

O que são ferramentas de ETL e como elas funcionam?

ETL é a abreviação de Extrair, Transformar e Carregar (em inglês Extract, Transform, Load).

Conforme mencionamos, essas ferramentas são utilizadas para facilitar o processo de integração de dados de diversas fontes. Inicialmente, elas eram mais adotadas em projetos de Data Warehouse e Business Intelligence, porém, nos últimos 10 anos elas tem sido usadas também para integrações de softwares, bancos de dados, e muito mais.

A sua importância se relaciona com a versatilidade presente, pois podem ser adotadas em bancos de dados mais simples, como o SQL, ou em bancos de dados mais complexos, como os modelos em nuvem de Big Data. Neste artigo, vamos focar nos modelos mais comumente utilizados nas áreas comerciais das empresas.

O processo utilizado no funcionamento de uma ETL é o seguinte: os dados são extraídos de uma ou mais fontes como CRMs, ou ERPs (Extrair), em seguida alterações são transformadas de acordo com as regras de negócio setadas (Transformar) para finalmente esses dados serem carregados (Carregar) para um Banco de Dados, Data Warehouse ou Plataforma de BI.

Ferramentas de ETL

Exemplo de processo de ETL.

Existem tipos diferentes de ferramentas de ETL, e a sua escolha vai depender do objetivo do seu negócio. Existe inclusive a possibilidade da sua própria empresa construir essa estrutura internamente caso tenha a mão de obra necessária para esse fim, porém, o custo de engenharia envolvida nesse processo muitas vezes não valerá a pena. Além disso, a cada nova ferramenta adicionada na rotina da sua empresa, fica mais difícil acompanhar essa integração se feita "a mão", e a sua equipe de TI provavelmente ficará presa em um ciclo eterno de construção de novos processos de integração.

Desta maneira, contratar ferramentas prontas de ETL muitas vezes é mais vantajoso, pois elas vão permitir que a sua equipe gaste mais tempo executando análises poderosas de todos os seus dados, do que montando a estrutura em si que é bastante robusta.

A Insight Sales, para quem não sabe, trabalha com esse modelo, onde existe a integração de um Banco de Dados + Data Viz + ETL, garantindo que os dados do seu CRM sejam tratados e apresentados em um dashboard simples, intuitivo, e com os dados em tempo real!

Insight Sales

Quais são as vantagens de adotar Ferramentas de ETL?

ETL é uma parte importante dos processos e sistemas de Inteligência de Negócios (BI) de hoje. Portanto, se a sua empresa quer evoluir a sua área de dados internamente, é importante atentar para esses conceitos e adotá-los nos seus processos.

Além do que já tratamos aqui, as ferramentas de ETL garantem diversas outras vantagens, como:

1. Qualidade dos dados

De informações erradas recebidas de formulários online, à falta de integração entre fontes, há uma série de fatores que afetam a qualidade dos dados nos processos, diminuindo assim o valor que as empresas podem extrair desses ativos em suas rotinas. Portanto, a aplicação de regras de qualidade durante o processo de integração de dados em um ETL aumentará a consistência e precisão dos mesmos antes de chegarem ao seu destino final.

As ferramentas ETL modernas, como a Insight Sales, incluem inteligência integrada que detectam e refletem continuamente as mudanças nos objetos de origem e destino para garantir a consistência dos dados, que é a força vital da estratégia e da experiência com análise de dados.

2. Repositório único

Conforme já mencionamos, as ferramentas de ETL são capazes de centralizar em um único lugar dados provindos das mais diferentes fontes, que podem ser de um ERP ou CRM, e, dependendo da ferramenta de ETL adotada até mesmo de sistemas legados que não podem ser descartados, sendo esses dados todos disponibilizados automaticamente em um único repositório.

3. Mais performance

Ferramentas de ETL possuem métodos que agilizam o processamento de dados, sendo muitas dessas plataformas geradas em tempo real, garantindo mais rapidez no momento de colher essas informações.

4. Mais economia

Se criadas internamente, as ferramentas de ETL podem apresentar um alto custo de implantação. Porém, se decidir contratar ferramentas de mercado focadas no seu objetivo, além de garantir mais economia, elas podem ajudar a reduzir custos indiretamente, pois vão mostrar exatamente onde está o desperdício do seu processo com mais precisão, aumentar a produtividade ao automatizar tarefas rotineiras, e permitir aos profissionais que se dediquem ao que realmente importa: bater metas, identificar gargalos antes que eles ocorram, e claro, vender mais.

5. Mais ativos

Na era dos dados, essas informações se tornaram grandes ativos dentro das empresas e não dar a eles a devida atenção pode ser um passo rumo ao fracasso. As ferramentas de ETL, quando bem adotadas, se tornam um grande diferencial competitivo, pois tão importante quanto entender seus clientes e concorrentes, é conhecer bem a própria empresa.

6. Melhora a tomada de decisão

A tomada de decisão baseada em dados é um processo que envolve a coleta dessas informações com base em metas ou KPIs mensuráveis, analisando padrões e fatos a partir desses insights, e utilizando-os para desenvolver estratégias e atividades que beneficiem os negócios em diferentes áreas.

Desta maneira, as ferramentas de ETL vão garantir a você e a sua equipe um acesso mais rápido à esses números, permitindo que tirem conclusões mais assertivas, de um único lugar, e em menos tempo.

7. Dados em tempo real

Algumas ferramentas de ETL (como é o caso da Insight Sales) funcionam com informações em tempo real. Elas capturam dados e os entregam usando "filas de mensagens" distribuídas e processamento contínuo de dados. Isso permite que essas ferramentas analíticas consultem esses dados e obtenham essas respostas no mesmo momento que for solicitado.

Coletar e transformar dados de vários sistemas distintos e armazená-los em um único local facilmente acessível alivia os gargalos no pipeline de dados, enquanto o ETL em tempo real coloca os dados relevantes na "ponta dos dedos" dos usuários em frações de segundo.

8. Alto retorno do investimento (ROI)

Ferramentas de ETL modernas baseadas em nuvem (como a Insight Sales) substituem codificações customizadas caras e transformações manuais por desenvolvimento gráfico de "arrastar e soltar" (como o modelo Kanban de muitos CRMs). Além disso, as regras de negócios são escaláveis e o processamento de dados mais rápido e preciso.

Como as Ferramentas de ETL ajudam na evolução da sua cultura de dados?

Apenas ter os dados não deve ser o objetivo final. Usá-los corretamente sim. Se os funcionários não estiverem equipados para acessar os dados disponíveis de uma empresa, o valor dessas informações será totalmente perdido. O objetivo, portanto, é equipá-los para que as metas e os objetivos se tornem cada dia mais integrados, garantindo assim que as visões de negócio também estejam entrelaçadas internamente.

Em culturas baseadas em dados, os players principais têm acesso às informações de que precisam, exatamente quando precisam, para que possam tomar decisões baseadas em análises sólidas. Os dados estão no centro de todas as conversas e o estabelecimento dessa cultura exige mudanças em toda a organização.

A transformação começa com o delineamento de uma visão clara dos resultados desejados e certificando-se de que as ferramentas e os indicadores certos estejam sendo adotados no caminho.

Ao assegurar que os dados mais importantes do seu negócio estejam corretos e centralizados, fica mais fácil para que os líderes consigam visualizar e projetar um caminho de sucesso pela frente.

Compatilhar
distribuído por

Guia Gratuito Indicadores Comerciais

Baixe agora