Compatilhar

Como gerenciar uma equipe de campo de forma eficiente?

Como gerenciar uma equipe de campo de forma eficiente?

Uma das maiores dores dos gestores envolve o gerenciamento eficiente da equipe de campo. Isso porque, muitas vezes, não se consegue ter acesso imediato ao resultado do trabalho desse time que fica a maior parte do tempo fora da empresa.

Quando problemas surgem, é difícil lidar com eles de forma mais imediata e muitas vezes o gestor só conhece as insatisfações dos clientes dias depois, o que torna o processo de revertê-las mais difícil. Então, como lidar com todo esse cenário de forma mais simples? Continue lendo este post para saber!

O primeiro passo: foco na equipe de campo

Quem são esses profissionais que trabalham em parceria com você? Eles têm perfil para a função que exercem? Trabalhar com vendas requer uma habilidade de comunicação que nem todas as pessoas têm. Além disso, é preciso jogo de cintura para lidar com os imprevistos, comentários negativos e objeções de clientes.

Portanto, é sempre importante que você conheça esses profissionais e esteja atento não apenas às suas potencialidades, mas também aos aspectos de melhoria. Seu trabalho como líder envolve ajudá-los a se tornarem colaboradores melhores e, para isso, é preciso acompanhar de perto o trabalho que realizam a fim de lhes dar um feedback preciso.

O segundo passo: acompanhamento do trabalho de campo

equipe de campo

É muito comum a comunicação entre equipes e gestor por meio de apps de mensagens, e-mails e ligações, mas isso toma muito tempo porque geralmente um profissional é responsável por vários times, os quais estão em pontos diferentes da cidade. Não raro, o gerente fica o dia inteiro dando suporte aos colaboradores, com a mesa lotada de trabalho a ser feito e sem tempo para acompanhar de forma mais ampla a produtividade dos funcionários.

A boa notícia é que há uma forma mais eficaz de fazer esse acompanhamento. E se você pudesse criar seus próprios formulários de pesquisa para que a equipe respondesse? E se fosse possível acompanhar a validação das respostas, criando, inclusive, regras para isso? E mais: já pensou se esses dados pudessem ser exportados para subsidiar relatórios? Seria perfeito, não?

E não para por aí! Pense em um sistema onde cada colaborador pudesse registrar check in e check out com foto da fachada do local, tudo isso validado com informações do GPS! Um software onde você pudesse reunir tudo isso e ainda usar os mesmos dados não apenas para criar relatórios, mas também gráficos personalizados. Seria um sonho, não é?

Na verdade, isso tudo é possível! Hoje, no mercado, você tem a sua disposição uma série de apps que congregam algumas ou até todas essas funcionalidades, como o Promo Marketing Report. Mas ainda há uma outra opção: criar um app sob medida para as necessidades do seu negócio.

A BeC Inteligência desenvolveu para a Santa Helena Indústria de Alimentos um aplicativo usado pelos vendedores a fim de cadastrar novos clientes. E eles adoraram porque, além de eliminar o papel e registrar diretamente no app, grande parte do processo é automatizada. Então, quando eles preenchem determinados dados como o CNPJ, por exemplo, o sistema já acrescenta o nome, o endereço e até outras informações do cliente, facilitando muito a vida do colaborador.

Você deve estar achando que é muito caro ter acesso a um app com tantas ferramentas seja licenciando um ou criando algo mais personalizado. Mas saiba que há algo mais precioso do que os recursos empregados e é o tempo que poderá ser otimizado e assim ser muito melhor empregado a favor do crescimento do negócio!

Terceiro passo: foco no cliente

foco no cliente

Geralmente os gestores não conseguem acompanhar as vendas como deveriam porque lhes falta tempo. Desta maneira, alguns aspectos acabam passando despercebidos, como, por exemplo:

  1. O vendedor que deixou de dar retorno ao cliente sobre algum pedido ou dúvida.

  2. O funcionário que não está conseguindo fechar vendas mais rapidamente.

  3. O colaborador que demora demais em uma determinada etapa do processo de venda.

Tudo isso poderia ser melhor acompanhado com a ajuda da tecnologia. Hoje, as empresas já têm essa forcinha com o CRM, mas recentemente a Insight Sales foi além, criando uma plataforma que possibilita aos gestores não apenas acompanhar as interações com os clientes, mas também, através de um dashboard único, ter acesso a métricas que podem ser muito úteis quanto a um diagnóstico relativo ao trabalho do setor de vendas.

Só para que você entenda melhor: esta plataforma se integra ao CRM e, a partir das informações dele extraídas, organiza gráficos e métricas que permitem a você acompanhar melhor cada etapa das vendas e como cada colaborador tem trabalhado.

Isso significa que ela pega os muitos dados gerados e os transforma em informação útil para possibilitar um diagnóstico mais preciso de todo o processo de vendas, contribuindo para que você possa atuar no sentido de engajar seus colaboradores, acompanhar mais de perto a carteira de clientes, entender onde seu time pode melhorar e assim aumentar suas receitas.

Tudo isso que dissemos aqui ajuda você a gerenciar seu time de campo de maneira muito mais ampla, consolidando a sua liderança diante da equipe, não apenas pelos resultados que certamente vão deslanchar, mas também por fazer com que seus colaboradores percebam seu acompanhamento como forma de ajudá-los a se tornarem profissionais mais completos. E aí, que tal investir em tecnologia para uma gestão mais eficiente?

*Este conteúdo foi produzido por Carlos Brandão, Diretor da BeC Inteligência.
"Ajudo empresas e pessoas a tirarem sua ideia do papel. Construindo aplicativos IOS e Android. Ajudo também as empresas a gerarem mais relevância em suas ações de trade marketing e assim mais resultados por meio de inteligência."

Compatilhar
distribuído por

Guia Gratuito Indicadores Comerciais

Baixe agora

Artigos relacionados: