Você já ouviu falar na expressão break even ou break even point (em português, ponto de equilíbrio)? No mundo dos negócios esse tema é bastante discutido, sendo de extrema importância que seja entendido por gestores de vendas e empreendedores de qualquer tamanho de empresa (desde PMEs até Enterprise).

O break even nada mais é do que um indicador que mostra o momento em que o valor da sua receita alcança o mesmo valor das despesas da sua empresa.

Um exemplo:

- Receita mensal: R$ 50 mil

- Despesa mensal: R$ 50 mil

- Saldo final: R$ 0,00.

Esse ponto é um dos fatores de maior relevância, pois é determinante no entendimento da saúde do seu negócio. Ou seja, é o momento que a sua empresa começa a olhar como colher os frutos de todo o investimento feito até aqui, pois é nesse ponto que se adquire mais conhecimento sobre o seu negócio para se partir em buscar do lucro da melhor forma possível.

Se o seu interesse é abrir, por exemplo, uma startup, é importante que as suas metas financeiras já contemplem esse momento.

Mas não pense que esse ponto é algo comum ou fácil de se alcançar ou entender. Grande parte das empresas apresentam muita dificuldade em cuidar de seu fluxo de caixa e do financeiro como um todo, e acabam morrendo na praia e fechando as portas antes do esperado.

Mas como acompanhar esse importante indicador de sucesso para a sua empresa? Vamos te ajudar a chegar lá nesse artigo!

Como calcular o break even do seu negócio

Para calcular esse ponto de equilíbrio é simples. Anote essas informações sobre a sua empresa:

1. Os custos fixos

2. Os custos variáveis

3. Vendas

4. Margem de contribuição

5. Faça o cálculo

Explicando melhor cada um:

1. Custos fixos (CF)

Como o próprio nome já diz, são os custos que não variam, como:

- o salário dos funcionários, benefícios, etc.

- contas à pagar (luz, gás, etc).

- etc.

2. Custos variáveis (CV)

São os custos relativos a produção dos produtos ou serviços da empresa, ou seja, quanto custa cada um dos produtos produzidos ou serviços prestados.

3. Vendas

O próprio nome já diz, é o montante total adquirido com as suas vendas.

4. Margem de contribuição

É o custo de uma unidade de produto ou da prestação unitária de um serviço. Calcula-se assim:

Subtraia os custos variáveis (CV) pelo total das vendas. O que fica é a relação da margem de contribuição sobre a receita total.

5. O cálculo então ficará:

- Break even = Custos fixos ÷ [1 – (Custos variáveis ÷ Vendas)]

Sendo assim, todo montante que for a mais do que o valor do break even levará a lucros ao seu negócio, e tudo que for menor do que o valor do break even levará, invariavelmente, ao prejuízo.

Abaixo um gráfico que mostra esse ponto de equilíbrio:

Gráfico Break Even Point

A reta da receita (amarela), que se inicia na origem, quanto mais ganha fluxo de caixa, mais ascendente fica.

A reta de custo total (vermelha) não deve se iniciar na origem pois aqui leva-se em consideração o custo fixo (CF) de produção. Assim sendo, antes mesmo do início da produção já apresenta gastos.

Os custos vão crescendo na proporção em que o volume de unidades produzidas aumenta. Entretanto, esse crescimento se dá em uma taxa menor que o crescimento da receita, até um ponto em que ocorre a interseção entre receitas e custos, onde a receita das vendas se iguala ao custo de produção (custos fixos e variáveis).

Break even point: como analisar a sua equipe de vendas nesse contexto

No momento em que se calcula a meta ideal de vendas de acordo com o seu break even, esse é o momento de entender se a sua equipe comercial está preparada para alcançar esses objetivos.

Algumas perguntas que se deve fazer, são:

- O número de vendedores rampados está suficiente?

- Qual a média de volume de vendas mensal dessa equipe?

- O discurso de venda está redondo, ou ainda está em fase de grande evolução?

- O valor de comissão está bem acertado e faz sentido para o volume de trabalho e os ganhos dessa equipe?

- Existe um excesso de ferramentas sendo usadas sem necessidade na sua equipe de vendas?

Ao analisar todos esses fatores, é o momento de reorganizar os custos fixos e variáveis da equipe de vendas, de acordo com a sua receita e objetivos. Desta maneira, você conseguirá decidir melhor sobre cortes, qualidade de pessoal e outras medidas que caibam para evoluir em seu negócio.

O ponto é: para facilitar o cálculo do Ponto de Equilíbrio mantenha as finanças do seu negócio organizadas o máximo possível.

Um planejamento financeiro bem feito e eficiente ajuda para que os gestores façam cálculos mais precisos e encontrem o break even da sua empresa com mais facilidade, além de facilitar o controle financeiro e tomada de decisões em caso de necessidade.

Entender o break even ajuda, e muito, no seu planejamento financeiro

Após encontrar esse importante ponto de equilíbrio, é hora de entender o real desempenho da sua empresa, e partir em busca da evolução, ou seja: lucrar! (Ou mesmo entender se uma empresa tem uma perspectiva financeira interessante, de fato).  

Isso porque o break even é a referência para entender qual o volume de vendas ideal para cobrir todos os custos envolvidos no negócio, assim como a quantidade de produtos ou serviços que são necessários para, de fato, se ter um retorno financeiro.

Após colocar todas essas contas no papel, você conseguirá visualizar melhor a saúde financeira do seu negócio e tomar passos mais calculados, tendo assim uma perspetiva de crescimento real para vislumbrar no dia a dia (e sem surpresas).

Alguns aprendizados, são:

Reduza custos de maneira inteligente

Ao olhar os seus custos fixos e variáveis com mais cuidado, é mais fácil entender onde há desperdícios, ou se são super faturados. Tudo que não for fundamental para o crescimento da sua empresa, deve ser descartado. Isso porque é muito fácil se perder nos gastos de forma indiscriminada, e sem dar a devida atenção.

Olhe seus processos de perto

Ao entender como funcionam os gastos do seu negócio, se torna mais fácil acompanhar os seus processos, entender os gargalos de cada etapa e gerenciar melhor a equipe envolvida. Importantíssimo para gerar mais eficiência e mais agilidade na rotina dos funcionários.

Aumente seu lifetime value

O Lifetime Value (tempo de vida do cliente na empresa) é o faturamento que aquele cliente traz à empresa durante o tempo de relacionamento entre os parceiros. Ou seja, o LTV é um importantíssimo indicador de retenção. Dessa forma, quanto maior o LTV, é provável que seja maior o seu faturamento.

Estabeleça metas realistas

Ao colocar todas as contas "no papel", as metas se tornam mais realistas. Essa deveria ser a prioridade da maioria das empresas, mas no mundo real não é exatamente assim que acontece. Portanto, comece agora mesmo a olhar os seus números atuais e de crescimento para que se estabeleça um futuro mais rentável e sem surpresas.

E você, já fez o cálculo de break even da sua empresa?